segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Morte súbita - J. K. Rowling

Livro: Morte Súbita
Título original: The Casual Vacancy
Autor: J. K. Rowling
Ano: 2012
Nº de páginas: 504

Olá pessoal, tudo bem? Eu sei que muita gente provavelmente já ouviu falar desse livro. Bem, eu o escolhi como minha primeira postagem um pouco por causa disso, um pouco por achar esse um livro ao mesmo tempo fácil e difícil de avaliar.

Primeiramente, é necessário dizer que esse livro não tem nenhuma relação com Harry Potter ou ao gênero de fantasia. É uma ficção adulta, mas colocaria mais como uma ficção realista, pessoalmente. O livro possui apenas uma semelhança com Harry Potter: a maneira envolvente da J. K. Rowling que todos já conhecem.

Bem, a história: o título do livro não deixa dúvidas, ao contrário do misterioso título em inglês The Casual Vacancy, do tema do livro. Realmente, logo nas primeiras páginas o leitor acompanha a curta e trágica vida de Barry Fairbrother, membro do conselho distrital da cidade de Pagford.

A morte de Barry é meio que o ponto de ignição para uma silenciosa guerra política por quem ocupará seu cargo. E não deve-se enganar nem por um instante pensando que Pagford é uma feliz e amável cidade do interior da Inglaterra. Por trás de sua fachada impecável, se escondem lá casos que vão de bullying, homossexualidade e traição a estupro, drogas, pedofilia e corrupção.

O livro move-se num ritmo lento, que pode não agradar a todos. Um ponto positivo é o caráter detalhista de Rowling ao descrever os personagens, principalmente os adolescentes, surpreendentemente, os mais simpáticos da história. Em contrapartida, a excessiva descrição de cenas impróprias e o uso corriqueiro de palavrões causam uma sensação de mal-estar e podem denunciar certo apelo da autora ao tentar querer dizer que evoluiu.

Como um todo, Morte Súbita provou-se um livro divergente, exatamente por sua crueza e realismo ao retratar a natureza humana. Entretanto, eu não conseguia deixar de compará-lo a Harry Potter, e, em alguns momentos, os adultos me pareceram uma versão mais detestável dos Dursley, tios de Harry e sua família adotiva.

J. K. Rowling não perdeu seu toque mágico que faz com que tudo que escreva se torne um best-seller. O livro será adaptado em uma série televisiva futuramente, mas espero que Rowling não decida fazer uma continuação, Pagford já deu tudo que tinha a oferecer em minha opinião.

Embora em alguns momentos eu tivesse vontade de desistir da leitura, o livro me agradou de uma maneira inesperada. Ao final, você se sente tentado a refletir sobre o que realmente acontece no nosso bairro, o que as pessoas pensam de nossos atos, e reconhecer que o mundo não é nenhum paraíso, que há maldade e imperfeições até em uma pequena cidade do interior da Inglaterra. J. K. Rowling conseguiu novamente, Morte Súbita é um must read e o sinal de que a autora ainda tem muito a oferecer.


Nota para o livro de 0 a 10: nota 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário