quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O diário de Bridget Jones - Helen Fielding


literar-comparativa-capa1Título: O diário de Bridget Jones
Autora: Helen Fielding
N° de páginas: 317
Editora: Record

Olá, queridos! Hoje vim comentar sobre o livro "O diário de Bridget Jones". Ele foi escrito em 1998 e possui as continuações "Bridget Jones: No limite da razão" e "Bridget Jones: Louca pelo garoto" lançado ano passado.

O livro é muito irreverente. A história é de uma mulher que está na faixa etária dos 30 anos de idade e sem nenhum relacionamento concreto. Além de ter brigas incansáveis com a balança, faz promessas típicas de começo de ano, como aprender a mexer em seu videocassete, largar seu vício em cigarro e não tomar mais que 14 doses alcoólicas na semana. Se você acha que já está bom, saiba que ela tem uma queda livre pelo chefe Daniel Cleaver, não se sente realizada sua vida profissional, e vive constantemente criando novos vícios para poder esquecer os que ela já tem ou, simplesmente, come e se “afoga” em bebida para esquecer as mágoas.

Bridget odeia livros de autoajuda, mas sua autoestima é tão baixa que ela acaba sempre dando uma espiadinha nele e é pior ainda, já que ela acredita no conteúdo. Quando tenta preparar alguma festa para surpreender as pessoas ou simplesmente se arrumar para encontrar alguém importante, tudo consegue sair incrivelmente errado, o que vai de pratos queimados a estar secando seu cabelo atrasada e não ouvir seu pretendente chamar pelo interfone.

A mãe dela, Pam, é uma figura em pessoa e vive colocando Bridget em grandes festas de família à procura de um pretendente, criando situações mais que constrangedoras. Pam se separou de Colin (pai de Bridget, e provavelmente uns dos únicos que realmente a entende) para aproveitar o resto de sua vida se dedicando somente a si mesma, começando por trabalhar em um programa de TV, o que faz a filha ficar sempre de cabelo em pé.

Essa história mais que atrapalhada vai se passar em um ano da vida de Bridget, não tem como não rir com os comentários e pensamentos de Bridget, e, por mais que não queira admitir, no fundo do seu subconsciente, você encontrará expectativas dela em você mesmo, por mais bobas que elas sejam. Às vezes tudo dá errado no caminho, mas sempre há a possibilidade de melhorar no final (ou não).

"Foi um ano produtivo"
- O diário de Bridget Jones



Nenhum comentário:

Postar um comentário