segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Menino Do Pijama Listrado - John Boyne


Oi bookaholics. Ainda estou aqui com vocês ;)


Título: O Menino Do Pijama Listrado
Título original em inglês: The Boy In The Striped Pyjamas: A Fable
Autor: John Boyne
Editora: CIA. Das Letras

Você já imaginou seu pai no posto de comandante numa Alemanha no meio da Segunda Guerra Mundial, recebendo o simpático Fúria para o jantar?Detalhe: você só tem nove anos e não sabe nada a respeito do Holocausto.

Esse é Bruno. Ele não sabe da solução final contra os judeus, também não sabe que a Alemanha está em guerra com metade da Europa e muito menos que sua família está envolvida. Ele só sabe que teve que deixar sua bela e espaçosa casa em Berlim para mudar-se para um lugar desolado, onde o tédio reina. Da janela de seu quarto, Bruno enxerga uma cerca, e para além dela, centenas de pessoas de pijamas que o deixam com um estranho frio na barriga.

Trama : Uma tarde, voltando da escola, Bruno chega em casa e encontra a empregada da família arrumando todos os seus pertences em malas e logo descobre que ele e a família está de mudança. Bruno tenta a todo custo fazer a mãe mudar de ideia, já que não quer deixar sua casa em Berlim e seus três melhores amigos. Mas não tem jeito, eles se mudam, e Bruno não gosta nada da nova casa. Lá não há amigos para brincar, e o único fato que prende a atenção de Bruno é a existência de uma cerca que separa sua casa de centenas de pessoas vestidas com um estranho pijama listrado. Um dia, fazendo uma exploração nos arredores da casa (paralelo à cerca, pra ser mais exata) ele encontra um menino sentado do outro lado da cerca, que tem a sua idade e também veste um pijama listrado. Bruno logo percebe que encontrou um amigo.

Shmuel, o garoto que Bruno encontra do outro lado da cerca, tem uma ingenuidade que me enraiveceu algumas vezes. Mas aí eu lembrava que assim como Bruno, ele só tinha nove  anos e fora forçado a deixar sua vida e levado para aquele lugar estranho (leia-se Campo de Concentração).
Eu realmente me emocionei com Shmuel, que mesmo sentindo na pele o que era estar do outro lado da cerca, perdoou Bruno quando o mesmo negou que eles eram amigos, fazendo Shmuel sofrer por algo que ele não havia cometido.

A história é uma fábula de amizade, escrita de uma forma simples, quase infantil. Infantil sim, mas não no sentido ruim da palavra (se é que algum sentido ruim há), mas no sentido de ingenuidade de uma criança de nove anos. A narrativa em terceira pessoa que acompanha o personagem principal, transmitindo seus pensamentos, medos e indagações típicas de uma criança nos leva até "Haja-Vista" e nos coloca frente aos personagens.
É um livrinho (pequeno mesmo, apenas 186 páginas) tocante e de leitura rápida e fácil.Não traz detalhes sobre o Holocausto, apenas a história de amizade entre esses dois meninos pertencentes a lados opostos de uma guerra.
Algumas pessoas sentem dificuldade em entender o final do livro, pois o autor escreve o último capítulo de uma forma um pouco vaga, mas dá pra ter uma noção do que acontece. Eu nunca assisti o filme, mas dizem ser tão bom quanto  livro. É um livro que entrou na minha lista de queridinhos, então, RECOMENDO! De 0 a 10, minha nota é 9,7.
Merece o Selinho de Qualidade.


Quotes:

“Já não sinto mais nada”, disse Shmuel.

“Você é o meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda.”

"Se ficou lindo?", perguntou a avó, inclinando-se para a frente e encarando a nora como se ela tivesse perdido o juízo. "Lindo, você disse? Menina tola! É isso que considera de importância neste mundo? Ficar linda?"

E então o cômodo ficou escuro e de alguma maneira, apesar do caos que se seguiu, Bruno percebeu que ainda estava segurando a mão de Shmuel entre as suas e nada no mundo o teria convencido a soltá-la.

Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição.
The Irish Independent

Intenso e pertubador [...], pode se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O Diário de Anne Frank foi em sua época.
USA Today

Um livro maravilhoso.
The Guardian




Nenhum comentário:

Postar um comentário