sábado, 8 de junho de 2013

Como surgiu a Ciranda Literária?

A ideia de criar um grupo de leitura surgiu em 2009, quando assistia com meus alunos ao filme "Sociedade dos Poetas Mortos", no qual alguns estudantes, inspirados por seu professor de literatura, criaram um grupo que se reunia em uma caverna para ler e discutir sobre textos de seus autores preferidos.
Não montei o grupo naquele ano, mas a ideia estava lá, germinando.
Em 2011, um grupo de novos alunos, todos apaixonados por leitura, estava sempre me questionando em sala de aula sobre meus pensamentos acerca de um ou outro livro. Queriam espaço para expor suas ideia, falar sobre suas leituras, as quais nem sempre eram aquelas por mim solicitadas para cumprimento de um plano de aula ou visando aos vestibulares. Como eu não podia parar as aulas para conversar sobre os gostos particulares de leitura de cada um (embora compartilhasse com eles), resolvi que era hora de montar o grupo.
E assim surgiu a Ciranda Literária, um grupo de leitores apaixonados pelos mais variados estilos e gêneros literários, "ratinhos de biblioteca", como costumo chamá-los. Nós nos reunimos às sextas-feiras, após o horário de aulas, e cada um fala sobre o livro que está lendo, fazemos comparações entre livros, entre livros e filmes, lemos trechos de nossos livros preferidos, contos ou poesias. Não há preferências de leitura, lemos de tudo, desde "best sellers" aos clássicos. Só há uma regra que não pode ser quebrada: jamais comentamos o final de um livro, a menos que todos na Ciranda já o tenham lido.
Agora, resolvemos criar este blog, onde postaremos  resenhas, comentários e questionamentos sobre os livros lidos.
Sejam bem-vindos à Ciranda Literária!


2 comentários:

  1. Nada mais poético! Amei o blog, próprio de quem ama realmente literatura! .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Sonia! Trabalhamos esse blog simplesmente pelo prazer de compartilhar algo que nos faz megabem!

      Excluir