domingo, 16 de junho de 2013

Fala manolada!

Hoje vamos inaugurar nossas postagens literárias falando sobre um livro que você devia ler:

Vida de Droga, de Walcyr Carrasco.

O livrinho (mesmo, tem nem 200 páginas) conta o dia a dia de uma menina rica, que tinha tudo, casa, carros, escola particular, tudo, tinha tudo pra que sua vida fosse uma vida de rosas.

Mas um inesperado acontece, e ela passa a ter uma "Vida de Droga".

Seu pai, começa a brigar com sua mãe, perde um dos carros, e após um, o outro. Mas na verdade ele teve que vendê-los. Quando o valor dos carros já não é suficiente, ele abre o jogo, com Dora e sua família: Ele perdeu o emprego. A casa, logo teve de ser vendida também, e Dora, rapidamente se vê imersa em um mundo que antes só via pela janela dos seus carros, um mundo mais distante do que os que via nos filmes. Um mundo pobre, que a excluía, e que depois  a acolheu.

Vai então Dora morar no subúrbio em um "puxadinho", e seu pai, vai pro Norte trabalhar. Parecia ter uma oportunidade boa lá. No puxadinho, isto é, no pequeno apartamento, faz amigos - poucos - que a não a entendiam, não tinham os mesmos gostos, mas que me pouco tempo, passariam a ter um gosto em comum.

Lá, ela conhece novas amigas, na escola conhece Tigre, um cara misterioso e estranho, mas não tanto quanto Gui, primo de uma de suas amigas, esse cara, atraiu sua atenção numa festa. Ela achou ele legal. Ela achou o beijo dele legal, e depois disso, ele disse que "um só não vai fazer mal". E depois de tirar um saquinho e  um pedaço de papel da meia, acendeu o baseado, e deu pra Dora, que já tinha escutado sua mãe dizer "um só não me fez mal".

Mas quem dera se fosse um só mesmo. Depois Do Um, veio o segundo, o terceiro, até que o "baseadinho" não a satisfazia, e ela foi entrando na quele mundo, que a entendia, que a fazia sentir bem, junto com seus amigos, que a entendiam, que a fazia se sentir bem. Longe dos problemas de casa, da família, Dora se distancia cada vez mais de sua família, mas pra mãe de Dora estava tudo bem, "o Gui parece um cara legal, é filho de dentistas, mora em uma  das casas mais bonitas do bairro, vai dar futuro pra minha filha".

E deu mesmo, porém, não foi um bom futuro. Chegou uma hora, que ele não tinha mais dinheiro pra sustentar a ele e a Dora, e os dois, e seus amigos, entram agora num mundo obscuro, que pra Gui já era normal...

Bem que Tigre avisou...

Fatos, intrigas, imprevistos ocorrem, no período em Dora caminha pra sua perdição. Pra conseguir seu "sustento diário" Dora foge de casa, e vai viver uma vida que nunca teria planejado quando era feliz.

Se ela se regenera? bem, isto você (já sabe) irá ver lendo Vida Droga, de Walcyr Carrasco., que intriga não pela sua parte óbvia tramática do enredo, mas pelo seu enredo algumas vezes repetitivo, mas que frisa bem o "só um cigarrinho não vai fazer mal" que faz com que você, eu, jovem (se não de idade, de espírito) saibamos identificar quando nossas decisões serão uma idiotice, e quando preferiremos ficar mal na frente dos "amigos do que não faz mal".





Nenhum comentário:

Postar um comentário