domingo, 23 de junho de 2013

Resenha - INFERNO, do Dan Brown


Inferno - Dan Brown
Editora: Arqueiro
Ano de Lançamento: 2013
Número de Páginas: 448


HEEEEEEY PESSOAL!!! Bora falar de mais um livro que, na minha humilde opinião, você deveria ler (imediatamente)?

Pois é, o livro que vou resenhar hoje é INFERNO, do bom e velho Dan Brown.

Tudo começa quando Robert Langdon, historiador e professor de simbologia de Harvard, acorda em um hospital após um terrível pesadelo, sem lembrar o que o levou a ser internado, nem ao menos sabendo onde está. O que ele sabe, é que foi encontrado pela médica Sienna Brooks, que o atendeu, e que chegou balbuciando palavras estranhas, com um tiro de raspão na cabeça, sem nenhum documento ou nada que o identificasse. O estranho é que a última coisa da qual se lembrava era de planejar um final de semana solitário e de caminhar pelo campus da Universidade de Harvard. 



Olhando pela janela escura, Langdon vê a silhueta de uma cidade que conhece muito bem e tudo fica ainda mais nebuloso: o que diabos ele está fazendo em Florença, na Itália? Antes que tivesse qualquer resposta conclusiva, uma mulher entra no hospital para matá-lo. A doutora Brooks, então, o tira do prédio e o leva para sua casa, onde ela mostra um objeto que veio escondido em seu famoso terno de tweed. Um frasco lacrado onde se carregam amostras de patógenos letais, abertos apenas com a digital da pessoa. Sem lembrar do que se trata, ambos abrem o frasco e ao invés de uma amostra de alguma doença, contém um objeto que, iluminado por dentro, trás um quadro de Boticelli que traz referências À Divina Comédia, de Dante Alighieri, mais especificamente, ao Inferno, o primeiro livro da clássica obra. 


A partir daí, Langdon e Sienna Brooks entram em uma corrida por toda Florença na tentativa de descobrir e impedir a disseminação de uma doença mortal, criada por um brilhante geneticista, Bertrand Zobrist, que vê o aumento da população mundial como um câncer, que acabará nos levando à extinção. A Organização Mundial da Saúde também corre contra o tempo e em um determinado momento, Langdon percebe que não pode confiar em ninguém, muito menos em si mesmo, já que não tem lembranças das últimas 36 horas e aparentemente foi capaz até mesmo de roubar uma estimada obra de arte. 


Como todos os livros do Dan Brown, nem todo mundo que parece bonzinho de fato o é. E nem todo vilão é tão vilão assim. Achei interessante como Langdon foi mostrado desta vez, onde sua memória é lentamente desfiada ao longo dos capítulos. A escrita de Dan Brown é fluída, marcante, muito cativante, você não quer largar o livro em nenhum momento. Ele traz um  dos assuntos do momento: o transumanismo*, suas implicações, seus problemas e o que pregam os defensores desta filosofia. 


O grande problema do livro, a meu ver, é que Dan Brown “encheu linguiça” em vários momentos e você tem vontade de arremessar o livro pela janela. O vídeo que o geneticista, Bertrand Zobrist, gravou para divulgar sua criação macabra para o mundo é visto e revisto várias vezes no decorrer do livro. Você já praticamente decora até o final cada passo do vídeo, já que ele é repetido à exaustão cada vez que é mencionado. Alguns diálogos são excessivamente longos e as cenas de ação nem tão intensas como as que vimos em outros livros.

Como um bom fã de Dan Brown, não posso falar que não gostei de Inferno. Muito pelo contrário: achei muito bom. Mesmo que algumas partes do livro fossem óbvias e entediantes, Inferno nos traz temas atuais, que são discutidos com uma boa dose de adrenalina entrelaçada com conhecimento histórico. Tenho que admitir que não foi o best-seller do ano, mas conseguiu ter um enredo que me deixou muito satisfeito.



Numa escala de 0 a 10, eu daria um 8 para Inferno. \o/


DICA DE LEITURA: como todos os livros do Dan Brown, Inferno tem um grande conteúdo didático e por diversas vezes o autor faz citações e referências a obras e lugares. Eu li o livro todo com um celular do meu lado para pesquisar sobre essas citações que foram sendo feitas no livro. Isso ajudou a me situar dentro do livro. xD

Por BRUNO SANTOS SOUZA (1ºA)



*Transumanismo (H+) - filosofia emergente criada pelo biólogo Julian Huxley em 1957, que analisa e incentiva o uso da ciência e da tecnologia, especialmente da biotecnologia, da neurotecnologia e da nanotecnologia, para superar as limitações humanas (intelectuais, físicas e psicológicas), e, assim, poder melhorar a própria condição humana, acelerando nossa evolução. 
(Wikipédia)



2 comentários:

  1. Já comprei o meu, ainda não li, mas não vejo a hora de iniciar essa viagem pelo "inferno" de Dan Brown.

    ResponderExcluir
  2. Terminei de ler o livro semana passada. Devo admitir que esperava um final diferente, mas na minha opinião esse foi o melhor livro de Dan Brown até agora.

    ResponderExcluir