domingo, 20 de abril de 2014

Um Estudo Em Vermelho - Conan Doyle

Olá bookaholics. Depois de dois anos, cá estou eu com minha primeira postagem. Então, let's go !

Livro: Um Estudo Em Vermelho
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Editora: L&PM
Páginas: 190

Um Estudo Em Vermelho marca duas grandes estreias: este é o primeiro livro publicado por Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) e também é a primeira história com o personagem Sherlock Holmes.

O livro é divido em duas partes: na primeira, temos a história em si; na segunda, a explicação do caso.

No início da primeira parte, Dr. Watson, que acaba de voltar do Afeganistão e encontra algumas dificuldades financeiras, aceita a sugestão de um amigo, dividindo um apartamento com Holmes, que não quer pagar um aluguel muito caro. Logo, Watson começa a observar e se surpreender com as incríveis habilidades de observação e dedução que Holmes possui, além de sua destreza em algumas áreas da ciência e sua ignorância em outras.

Dentre as muitas visitas que vão à procura de Holmes, estão os policiais Lestrade e Gregson. Holmes afirma que eles são a "fina-flor" da Scotland Yard, "o que não significa que valem grande coisa. São rápidos e enérgicos, mas usam métodos terrivelmente convencionais. Além disso, há entre eles uma grande rivalidade profissional".

Gregson e Lestrade pedem auxílio a Holmes em um caso terrível e indecifrável: um homem é achado morto, sem ferimentos e cercado por manchas de sangue. Na parede, uma enigmática mensagem escrita com sangue e no rosto do morto, uma expressão de pavor.

É impressionante como em questão de minutos, Holmes capta detalhes mínimos que desempenham papéis cruciais na resolução do caso.

Já na segunda parte, Conan Doyle nos transporta através do tempo, onde acompanhamos a história do assassinado e de seu malfeitor, onde pouco a pouco entendemos o motivo do crime e vemos que, mesmo sem ter os detalhes, Holmes acerta em cheio utilizando suas técnicas peculiares.

Com seu ritmo vertiginoso de suspense e mistério, essa obra já nasceu clássica, consagrando seu protagonista como o mais popular e arrebatador detetive da história da literatura. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções, narrado por seu amigo Dr. Watson, interlocutor sempre atento e não raro maravilhado com a inteligência e o talento do detetive.

Elementar, meu caro Watson.






Nenhum comentário:

Postar um comentário