quinta-feira, 20 de março de 2014

Divergente - Veronica Roth

Olá a todos, já faz um tempo que não escrevo nada, mas decidi finalmente tomar coragem e falar um pouco de Divergente. O livro, na verdade, é o primeiro de um gênero que vem crescendo muito atualmente: as distopias. Todos já foram publicados no Brasil, inclusive em março uma adaptação cinematográfica do livro chega nos cinemas.

Bom, a história em si pode parecer simples a princípio. Em um futuro distante, em uma cidade que corresponde à Chicago dos dias atuais, a sociedade é dividida em cinco facções que cultivam uma virtude - Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição .

A protagonista Beatrice Prior vem de uma família de Abnegação, mas está indecisa depois de ver seus resultados no dia dos testes, pois ela é Divergente, não se enquadra apenas em uma facção, mas em três. Seu irmão, Caleb, também escolherá sua facção no mesmo dia para surpresa de sua família ele decide ir para a Erudição. Lembrando que pra eles há um lema: "Facção antes da família", levado bem a sério.

Muita gente diz que a série é semelhante a Jogos Vorazes e que não vale a pena ler. Muito pelo contrário, Divergente possui muitos pontos fortes e uma história original. Há reviravoltas constantes e a autora consegue manter o ritmo em todos os capítulos, é fácil se identificar com Tris e seus medos. Apesar de que o romance será inevitavelmente mais apreciado pelas garotas porque... pois é, acertou.

A editora Rocco já lançou a trilogia completa no Brasil, aproveite. Comprando o box na Submarino dá pra economizar bastante. Como sempre o livro no original em inglês é mais rico, mas a tradução brasileira foi bem feita também. De qualquer forma, recomendadíssimo!

Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário