terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sociedade dos meninos gênios 



Título original: All men of genius
Autor: Lev AC Rosen
Páginas: 544
Editora: Novo Conceito

Lançado no Brasil no início deste ano, Sociedade dos Meninos Gênios foi um daqueles livros únicos. Inspirado por clássicos Noite de Reis de William Shakespeare e A importância de ser honesto de Oscar Wilde o livro, mesmo para  aqueles que não são familiarizados com o gênero steampunk vão gostar muito da história e a mensagem que o mesmo oferece.

Violet Adams é uma garota a frente de seu tempo. Ela é filha de um famoso astrônomo viúvo, e como o pai tem grande interesse pela ciência, mas na área de Mecânica. Entretanto, a época em que ela vive, fim do século XIX, enxerga as mulheres somente como devendo ser belas, educadas e boas esposas. O grande sonho dela é entrar na Universidade de Illyria, a mais competitiva faculdade de Londres que, infelizmente, só aceita homens.

Quando seu pai parte em uma viagem para a América ela vê sua grande chance. Com ajuda de seu irmão gêmeo Ashton ela cria um plano para conseguir estudar na sua faculdade dos sonhos e provar que as mulheres podem fazer muito mais que os homens dizem. Ela se disfarça de homem e assume a identidade do irmão.

O que mais me impressionou foi a fluidez da história. Embora nos primeiros capítulos algumas coisas com ar de "ciência maluca" fizeram-me torcer o nariz, a partir do ponto em que Violet entra na faculdade tudo flui num ritmo agradável, em um misto de mistério envolvendo mistério, suspense e romance.

E embora a maior parte do livro ser visto do ponto de vista de Violet, conforme a história avança vemos ela pelos olhos de personagens, que mesmo secundários, tem um motivo particular para o comportamento de todos. São todos necessários para a narrativa, cada um a seu modo, e a história ficaria mais parada sem essa dinâmica de vários personagens contando a mesma história.

Há também muito mistério envolvendo a história da faculdade e as coisas que acontecem no seu porão, sendo que aos poucos descobrimos mais peças que ajudam a resolver o enigma. O falecido pai de Ernest, o atual duque de Illyria, era um cientista cheio de segredos si mesmo e sobre Illyria, os quais nunca revelou nem ao próprio filho. Um perigo a mais surge para a Violet quando ela descobre que o porão não é tão vazio quanto se imaginava antes.

Outro assunto abordado é a questão da homossexualidade, os chamados "invertidos" no livro. A questão é vista de forma leve, apenas mostrando a visão deles, sem deixar que os outros personagens dessem lugar ao preconceito. É triste pensar que até hoje isso continua sendo um tabu.

No início, eu pensava que Sociedade seria apenas mais um livro de ficção comum, não esperando muito da história. Mas me surpreendi com a grandiosidade da história, mesmo sendo um livro único, a fluidez da história e abordagem dos tabus, tudo só tornou a narrativa ainda melhor.

Personagens fortes, uma história cativante, reflexões sobre paradigmas existentes até hoje... Sociedade dos meninos gênios é realmente um livro que vale a pena conferir. Recomendo a todos que gostam de suspense, mistério e um pouco de romance, você não vai te decepcionar.

Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário