terça-feira, 14 de janeiro de 2014

A 5ª Onda

Título original: The 5th Wave
Autor: Rick Yancey
nº de páginas: 368
Editora: Fundamento

Olá pessoal que ama livros, hoje vim falar de um livro que deve ser desconhecido para a maioria, mas vale a pena conferir. Lançado ano passado, o novo livro de Rick Yancey é o primeiro de uma trilogia que mistura ficção científica, ação, romance e, é claro, tem como pano de fundo um mundo pós-apocalíptico formado após uma invasão alienígena.

O livro é narrado em primeira pessoa, do ponto de vista de vários personagens, o que torna a leitura agradável e mais ágil. Por outro lado, Yancey utiliza um recurso que pode ser frustrante para muitos leitores: reviravoltas que seriam assustadoras para os personagens já são reveladas para o leitor de antemão, o que faz com que quase dois terços do livro sejam um pouco irritantes.

Felizmente, graças a empatia que os personagens transmitem, isso pode até ser ignorado. Cassie (não apelido de Cassandra ou Cassidy, mas sim de Cassiopeia) é quem inicia a narrativa, onde vive isolada na floresta buscando sobreviver a invasão desconfiando de qualquer um. Através de flashbacks, ela mostra como tudo começou a mudar na vida dela quando a nave alienígena chegou à Terra.

No décimo dia após a nave entrar na órbita terrestre veio a 1ª Onda - o apagar das luzes. Mortos: meio milhão. Pouco depois a 2ª Onda - uma série de tsunamis que varrem todas as costas do continente. Mortos: 3 bilhões. A 3ª Onda foi a mais longa, durou 12 semanas - a pestilência, um vírus que se disseminou com os pássaros. Mortos: 97% dos sobreviventes, entre eles a mãe de Cassie.

Nesse cenário catastrófico, como se as coisas não pudessem piorar, Cassie descobre a 4ª Onda - os Silenciadores, humanos que serviram de hospedeiros para os Outros (como são chamados os alienígenas no livro). Depois da 4ª Onda, Cassie foge e somente uma promessa ainda não a faz desistir de tudo: resgatar seu irmão Sammy de uma base militar camuflada como abrigo pelos Outros.

No caminho ela conhece Evan Walker, um garoto aparentemente normal, mas será que ela pode confiar nele? Enquanto isso, na base militar Ben Parish, um garoto por Cassie era apaixonada, enfrenta a mesma questão: ele pode confiar que os militares são realmente uma força de resistência ou não? Esse é a principal reflexão que o livro traz: quando não podemos mais confiar em ninguém, como podemos pensar em vencer uma guerra.

Uma obra-prima da ficção científica. 
USA Today 
É o melhor livro dos últimos tempos.
Vogue 

Nota de 0 a 10: 8,5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário