sábado, 14 de setembro de 2013


Os Treze Porquês




Autora: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2009
Páginas: 244



      O que você faria se algum amigo seu morresse ? E se não fosse uma morte comum, mas sim, um suicídio ? Se sentiria culpado? Perguntaria os motivos pelos quais tal pessoa fez isso ? Pois Hannah Baker se encarregou de entregar a culpa nas mãos das pessoas certas.

      Clay Jensen, um garoto que todos consideram legal, ou até mesmo o garoto perfeito, em um certo dia ao chegar em casa encontrou um pacote na frente de sua porta e ao abri-lo encontrou fitas cassetes. Algo realmente não utilizado e consideravelmente ultrapassado não ? No total eram 7, porém, só 13 lados possuíam alguma história, mas não pense você que era uma história qualquer, era a história de alguém a quem Hannah atribuía uma pequena parcela da culpa pelo ato de ter se matado.

     Mas Clay não considerava Hannah apenas uma amiga... não... ela era bem mais do que isso, era seu primeiro amor e sendo assim, como podia ele acreditar que estava naquela lista de pessoas condenadas? Ele tinha que acompanhar a história de Hannah, tinha que fazer tudo o que ela pedisse, ou melhor, mandasse, e no final de tudo, tinha que enviar as fitas para a próxima pessoa, o próximo culpado.

      Para quem conhece a série Pretty Little Liars é impossível não comparar o contexto de ambas as histórias e o suspense e drama oferecido por tais, afinal, você também acaba sentindo-se um dos 13, parece que a qualquer minuto o seu nome vai aparecer na fita e você descobrirá a verdade.

      Ao longo das fitas você acaba percebendo que tudo foi um ato de fraqueza e que tudo aquilo na realidade era uma forma dela não se sentir tão culpada por seu próprio ato, mas é em suma um importante assunto, pois, é possível compreender porque tantas pessoas acabam com suas próprias vidas, será que a situação delas estava assim tão extrema? Ou apenas faltavam-lhe forças para continuar? É o que todos queremos descobrir... então se você, como eu, quer descobrir os mistérios da vida de Hannah Baker, leia este livro.

      Minha nota para o livro é 8, pois embora tenha gostado bastante, achei que em alguns momentos ele tornou-se um tanto negativo, e até mesmo banal.

2 comentários:

  1. Okay, senti necessidade de comentar nessa resenha, porque o livro é simplesmente fantástico, me senti na pele da Hannah.
    Realmente existem algumas horas que vc quer jogar o livro na parede, mas é surpreendente o enredo (principalmente a parte do estupro, até chorei).
    Até mandei mensagem pro autor no face e ele respondeu -qq
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu também chorei na parte do estupro, fiquei realmente chocada, o livro levanta questões sérias e consegue ser lido de uma forma bem 'fluida' ao mesmo tempo. Abraços (:

    ResponderExcluir